Atenção domiciliar: a busca por melhor qualidade de vida

Atenção domiciliar: a busca por melhor qualidade de vida

O termo “atenção domiciliar”, apesar de já ser bastante conhecido, ainda gera dúvidas e questionamentos.
A atenção domiciliar consiste  em um conjunto de cuidados paliativos, efetivos e preventivos com o objetivo de promover mais saúde e acelerar a recuperação do doente. Além disso, também tem como principal objetivo aumentar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares através da possibilidade de tratamento em casa.
Mas, como definir quem pode ou precisa desses cuidados?
A atenção domiciliar destina-se a pessoas que tenham problemas de saúde controlados, dificuldade de locomoção ou que necessitem de tratamentos de recuperação que possam ser ministrados fora de hospitais e unidades de saúde.
O atendimento domiciliar é uma opção que prioriza o usuário, uma vez que, longe de hospitais e de internações longas, há menor risco de infecção hospitalar; o contato com o ambiente doméstico atua de forma positiva no lado emocional e psicológico o quê, comprovadamente, aumenta a imunidade e a resposta ao tratamento.
Os serviços Home Care são realizados por profissionais das mais diferentes especialidades: psicologia, fisioterapia, medicina, cuidados intensivos, entre outros.
Também otimiza os recursos de saúde dos centros médicos,  libera leitos para atendimentos de urgência e emergência, poupa familiares e amigos da rotina estressante dos hospitais.
Por  isso a HOME LIFE entende que a atenção domiciliar é o começo para a recuperação da saúde de todos os seus pacientes, afinal, não há lugar como o lar!