Osteoporose: qual é a principal causa?

Category: Notícias Post Date: 15 de junho de 2018

Osteoporose: qual é a principal causa?

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas.

É a consequência da falta de cálcio no nosso organismo. O maior problema da doença são as fraturas, por isso devemos tomar cuidado com os movimentos para não quebrar os ossos. A doença tem maior risco em mulheres acima de 50 anos (na menopausa devido aos hormônios), por isso a prevenção é necessária antes dessa fase hormonal.

É uma doença de instalação silenciosa. O primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam.

As medidas preventivas da doença são: comer adequadamente (laticínios de baixa gordura, vegetais de folhas escuras, tofu, peixes (salmão e sardinhas) sucos ou cereais com cálcio); praticar atividade física (caminhada é o exercício ideal) e se expor ao sol (a vitamina D ajuda a repor o cálcio nos ossos). Tudo isso pode ajudar a prevenir a doença.

Fonte: CBN