Você provavelmente já sentiu tontura, mas será que você sabe os motivos que ela aparece?

Category: Notícias Tags: , , , , Post Date: 2 de agosto de 2018

Você provavelmente já sentiu tontura, mas será que você sabe os motivos que ela aparece?

As tonturas podem ocorrer sozinhas ou com outros sintomas como: náusea, fraqueza nas pernas ou dores de cabeça.

As principais causas são:

Labirintite:  é a causa mais comum de vertigem, é o tipo de tontura que dá a sensação que tudo está girando ao redor, que pode vir acompanhada de enjoo e zumbido, e normalmente acontece por alterações no ouvido. A vertigem costuma dar tontura mesmo ao estar deitado, e é comum que ela seja desencadeada com movimentos feitos com a cabeça, como virar de lado na cama ou olhar para o lado.

Desequilíbrio: alterações de visão; doenças neurológicas; perda da sensibilidade; consumo de álcool ou uso de remédios.

Queda de pressão: A tontura que acontece por alterações cardíacas e da circulação é chamada de hipotensão ortostática. Ela ocorre surge quando a pressão cai e o sangue não é bombeado adequadamente para o cérebro, causando a sensação de desmaio ou de escurecimento e surgimento de pontos brilhantes na visão.

Ansiedade: Alterações psicológicas, como depressão e ansiedade causam tontura, pois desencadeiam a síndrome do pânico e de alterações na respiração. Essas situações provocam uma tontura que, geralmente, é acompanhada de falta de ar, tremores e formigamento nas extremidades, como mãos, pés e boca.

Quando sentir uma tontura deve manter os olhos abertos, parar, olhar para um ponto fixo localizado à sua frente e controlar a sua respiração.

Fonte: Tua Saúde