Hábitos que diminuem o colesterol

Category: Notícias Post Date: 17 de agosto de 2018

Hábitos que diminuem o colesterol

O colesterol de nível elevado, geralmente se manifesta a partir do sedentarismo e pelo consumo de alimentos com muita gordura saturada e alimentos hidrogenados.

As principais fontes de gordura que circulam no sangue são os triglicerídeos e o colesterol ruim, ou LDL. Quando a concentração do colesterol é igual ou maior que 130 mg/dL, taxa considerada alta, há uma série de riscos causados pelo entupimento dos vasos sanguíneos, entre eles a pressão alta, infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para prevenir os riscos que o colesterol alto pode trazer a sua saúde, existem diversos hábitos saudáveis que minimizam a taxa do colesterol fazendo com que os riscos de doenças cardíacas também diminuam.

Se exercite com regularidade

Ao praticar exercícios por pelo menos 30 minutos, 3 vezes na semana, o nível de colesterol mau no sangue já diminuirá bastante. Exercícios como caminhada, natação, andar de bicicleta, são algumas das diversas atividades auxiliam na diminuição do colesterol.

Suco de berinjela

Rico em substâncias antioxidantes, principalmente na casca, o suco de berinjela é um ótimo remédio caseiro para diminuir o acúmulo de gorduras nas artérias.

Para fazer o suco, é só bater ½ berinjela com suco natural de laranja no liquidificador. Porém, além do suco, é necessária uma alimentação saudável.

Ingestão de fibra

Alimentos ricos em fibra, como a farinha, farelo de aveia, cevada e leguminosas, ajudam na absorção do excesso de colesterol no intestino, eliminando-o do corpo. Para melhores resultados, é aconselhável ingerir cerca de cinco doses de legumes e frutas frescas por dia, como maçãs, pêssegos, bananas, feijão-verde ou espinafres, também muito ricos em fibra.

Comer mais alho

O alho, além de reduzir os níveis de colesterol LDL, aumenta também os níveis de colesterol HDL, que é o colesterol bom. Um dente de alho por dia é, em geral, suficiente para ajudar a regular os níveis de colesterol.

Ingerir gorduras saudáveis

As gorduras saturadas, presentes na manteiga, no bacon ou na mortadela e outros, elevam bruscamente os níveis de colesterol LDL. Mas, há alternativas de gorduras saudáveis, como as presentes no azeite extra-virgem e nos ácidos ômega 3, capazes de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom.

Opte por cozinhar e temperar suas saladas com o azeite extra-virgem. Além disso, coma diariamente um alimento com fonte de ômega 3, como peixes, nozes e linhaça.

 

Fonte: Tua Saúde