Hipoglicemia pode trazer riscos à saúde

Category: Notícias Post Date: 27 de agosto de 2018

Hipoglicemia pode trazer riscos à saúde

A hipoglicemia é uma queda brusca na taxa de açúcar no sangue. Esse problema, na maioria das vezes, é comum nas pessoas que tem diabetes e apresenta sintomas como tontura, confusão mental e desmaios, que necessitam de atenção e diagnósticos.

Para quem tem hipoglicemia, é comum apresentar os seguintes sinais e consequências:

Estoque em baixa: boa parte dos alimentos que ingerimos contém carboidratos (o açúcar é um deles). Eles são transformados pelo sistema digestivo em glicose, armazenada no fígado. Quando a pessoa fica muitas horas sem comer, a oferta de glicose baixa bastante.

Fraqueza: como há pouca glicose no sangue, a quantidade que entra nas células é pequena, mesmo que haja insulina – hormônio responsável pela entrada da glicose nas células – disponível. Com o suprimento lá embaixo, as células não conseguem produzir energia.

Alerta geral: o organismo percebe a falta de energia e dispara a produção de substâncias que deixam o corpo de prontidão. A adrenalina fabricada pelas suprarrenais e o glucagon, pelo pâncreas, são duas delas. Essa reação pode gerar dor de cabeça, tremor, palidez, entre outros sintomas.

Ladeira abaixo: se a pessoa continuar sem comer, o organismo passa a ser afetado mais gravemente. Os primeiros órgãos a sofrer são o coração e o cérebro. Vêm a taquicardia, a tontura, o desmaio… Em casos mais severos, se nada for feito, a pessoa pode entrar em coma e até morrer.

Para evitar a hipoglicemia, é importante se alimentar bem, principalmente de alimentos que prolongam o efeito da glicose equilibrada, como: arroz, batata e alimentos integrais. Para efeito imediato, alimentos ricos em carboidratos são indicados, como: açúcar de mesa, mel, doces e sucos de frutas.

Os sintomas da hipoglicemia são muito confundidos com queda de pressão. Na dúvida, o melhor a se fazer é procurar um médico para diagnosticar o problema corretamente.

Fonte: Saúde Abril