Reeducação alimentar: como começar?

Category: Notícias Post Date: 6 de setembro de 2018

Reeducação alimentar: como começar?

Criar hábitos novos, principalmente de alimentação, nem sempre são fáceis. Para começar a nova rotina, é importante se organizar e começar aos poucos, sempre respeitando seu tempo. Separamos algumas dicas que podem tornar essa tarefa muito mais simples, confira:

Hidrate-se – Uma das dicas de saúde e qualidade de vida mais importantes é aumentar o consumo de água. Para quem está procurando uma reeducação alimentar é de extrema importância, pois o corpo costuma confundir sede com fome, sem contar que um corpo desidratado fica fraco. Existem vários aplicativos que te ajudam a lembrar a beber água, até mesmo um despertador já ajuda.

Não acredite em milagres – O que funciona para outras pessoas pode não funcionar para você. Não se torture vendo corpos considerados ideais, sua saúde mental pode ser prejudicada e você pode ter problemas para conseguir reeducar sua alimentação. Respeite seu tempo e seu corpo!

Aumente o consumo de frutas – Ingerir frutas é uma das dicas preciosas para a reeducação alimentar. Experimente consumir mais frutas durante seu dia e testar novas receitas. Outra dica boa é sempre transportar frutas com você, além de economizar, você substitui um alimento não-saudável por algo muito saudável.

Seja mais ativo – É sempre difícil começar a praticar exercícios, mas experimente começar a usar as escadas ao invés do elevador ou uma caminhada curta quando estiver com tempo livre. O sedentarismo pode trazer sérios riscos à saúde e você pode evitar muitas doenças se exercitando.

Durma mais – Você sabia que dormir pouco aumenta os riscos de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até câncer? Oito horas de sono é o ideal para manter uma boa qualidade de vida.

Experimente organizar seus dias, horários e tudo o que for prioridade para você em uma agenda. Criando uma nova rotina, sua reeducação alimentar vai ser mais simples do que você imagina!

Fonte: Sophie Deram – Doutora da USP e coach em Nutrição