Alimentos fundamentais para manter a imunidade alta

Category: Notícias Post Date: 27 de novembro de 2018

Alimentos fundamentais para manter a imunidade alta

São diversas as causas que podem afetar o sistema imunológico. O estresse do dia a dia, a má alimentação e doenças como diabetes, câncer e anemia, são alguns exemplos das causas da imunidade baixa.

Para manter o sistema imunológico saudável e evitar maiores problemas, a alimentação pode ser uma boa saída. Confira alguns alimentos que ajudam a manter a imunidade alta:

Frutas Cítricas

Devido ao alto índice de vitamina C, que contém um excelente antioxidante que auxilia na diminuição do dano celular, frutas como laranja, limão e acerola são ótimas escolhas para cuidar do seu sistema imunológico. Mas lembre-se que o consumo dessas frutas deve ser frequente, não somente quando já está doente.

Iogurte

A versão natural, feita apenas de leite e fermento lácteo, é fonte de micro-organismos que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal. Isso auxilia o sistema imunológico na luta contra infecções e bactérias ruins. Outros alimentos fermentados, como chucrute e conservas artesanais também ajudam a balancear a flora intestinal. Além disso, são fontes de cálcio e vitamina D, que ativam as células que combatem às infecções intracelulares.

Vegetais verde-escuros ou folhosos

De forma geral, são muito ricos em diversos minerais e vitaminas, como potássio, ácido fólico, magnésio, vitamina K, dentre outros. Couve, chicória e espinafre, por exemplo, também são fontes de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e na manutenção da microbiota intestinal, pois servem como “alimento” para as “bactérias boas” que colonizaram nosso intestino.

Mel

Misturar o produto com o gengibre ou limão é importante para a prevenção de infecções de vias aéreas superiores, principalmente. Além de ser fonte de vitaminas, minerais e flavonoides (antioxidantes), o mel é bactericida e ajuda no combate a infecções.

Castanha-do-Pará

É fonte importante de selênio, um mineral antioxidante que neutraliza a ação de radicais livres, espécie de lixo produzido pelas células. Também é rica em vitamina E, outro antioxidante que previne o dano em membranas celulares. Mas não exagere!

Água

Por último e não menos importante, a água é fundamental para manter o corpo hidratado. Ingerir 1,5 e 2 litros de água por dia, pode fazer muita diferença na sua vida!

 

Fonte: Viva Bem UOL