Doenças mais comuns no verão

Category: Notícias Post Date: 12 de dezembro de 2018

Doenças mais comuns no verão

Com a aproximação das temperaturas elevadas, a proliferação de bactérias torna-se comum.  Alguns cuidados são mais do que necessários para aproveitar os dias ensolarados e evitar as doenças mais comuns nessa época do ano. Confira 5 delas:

Micose

O calor e a umidade são a combinação perfeita para a proliferação de fungos causadores de micoses. Para prevenir, é essencial manter o corpo seco enxugando-se bem após o banho, não permanecer muito tempo com roupas molhadas e vestir tecidos que favoreçam a transpiração, como o algodão.

Fitofotodermatoses

As fitofotodermatoses são queimaduras causadas pelo contato entre a pele e algumas frutas cítricas, como limão, somado à exposição solar. Sempre lave bem as regiões que tocaram as frutas antes de tomar sol.

Desidratação

Quando o organismo perde mais água do que ganha, o funcionamento das células, sensível à falta de água, começa a falhar. Os sintomas da desidratação vão desde secura da pele e da boca até convulsões e coma. Para manter o corpo hidratado tomar no mínimo 1,5 litro por dia é fundamental.

Brotoeja

Usar protetor solar é fundamental, mas saber o tipo de protetor que se adequa a sua pele é muito importante. O uso excessivo de filtro em creme pode obstruir as glândulas sudoríparas, o que provoca o aparecimento de bolinhas vermelhas na pele, sintomas de uma inflamação conhecida como brotoeja.

Conjuntivite

A propagação de vírus e bactérias favorece o contágio de conjuntivite. Os sintomas principais são: vermelhidão, inchaço, coceira e sensação de ardência nos olhos. Lavar bem as mãos antes de tocar os olhos e evitar compartilhar pertences como óculos e toalhas ajuda a prevenir a enfermidade.

A higiene pessoal e alimentar é um fator fundamental que evita esses problemas. Cuide-se e aproveite bem a chegada do verão!