Como evitar a má circulação sanguínea?

Category: Notícias Post Date: 10 de janeiro de 2019

Como evitar a má circulação sanguínea?

A má circulação sanguínea pode acontecer por diversos fatores. Ela é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias, causando sintomas como pés inchados, dor nas pernas, mãos frias e varizes nas pernas.

Com algumas dicas simples e novos hábitos, você pode aliviar os males desse problema, como as dores no corpo e problemas vasculares. Lembrando que é sempre importante consultar um médico para oferecer indicar o melhor tratamento para cada tipo de caso.

Alongue-se

Seja no trabalho, em casa ou em viagens longas, ficar muito tempo sentado não faz bem para o organismo. Para melhorar a circulação sanguínea é aconselhável levantar, esticar as pernas, andar um pouco e fazer alongamentos. Essa prática pode aliviar as dores em seu cotidiano.

Faça caminhadas e dê preferência para a escada

A caminhada emagrece e faz o fluxo de sangue aumentar, causando a expansão dos vasos sanguíneos (diminuindo a pressão) que, por sua vez, torna mais eficiente o transporte de oxigênio para as partes periféricas do organismo. Utilizar escadas é um ótimo hábito, principalmente para aqueles que não têm como dedicar um momento do dia para se exercitar. Subir escadas provoca a distensão dos músculos da panturrilha fazendo com que o sangue flua desde a perna inferior até os dedos do pé.

Adicione pimenta em suas refeições

Pimentas contém capsaicina, uma substância com propriedade vasodilatadora, estimulando o fluxo sanguíneo. Quanto mais apimentada for, mais capsaicina ela tem. Além disso, elas ajudam os níveis de colesterol e pressão arterial, impedem a formação de coágulos e, por serem ricas em vitaminas A e C, aumentam a temperatura do corpo, o que gera um maior fluxo de sangue e o faz chegar para todo espaço do corpo que precisa.

Relaxe

O estresse é um grande aliado da má circulação sanguínea. Estresse, ansiedade e depressão tendem a fazer com que os vasos sanguíneos se comprimam e bombeiem mais sangue para os órgãos principais e menos para as extremidades. Experimente fazer exercícios de respiração, meditar, dormir bem ou ter um hobby. Isso pode te ajudar e muito na diminuição do estresse!

Pare de fumar

O hábito de fumar pode trazer muitos danos à saúde, inclusive problemas ligados à má circulação. A nicotina contida no cigarro danifica as paredes arteriais e favorece o surgimento de varizes. Fumar contrai os vasos sanguíneos e aumenta as chances do desenvolvimento de doenças pulmonares.