Alimentos que controlam a diabetes

Category: Notícias Post Date: 16 de janeiro de 2019

Alimentos que controlam a diabetes

A diabetes é uma doença que atinge mais de 13 milhões de brasileiros entre 20 e 79 anos. As pessoas que convivem com a diabetes necessitam de cuidados especiais, principalmente com a alimentação para evitar picos de açúcar no sangue (hiperglicemia), o que pode causar algumas complicações. Além do uso de medicamentos indicados por um médico, fazer exercícios regularmente e ter uma dieta equilibrada ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente.

Para controlar a diabetes, é indispensável inserir esses alimentos em sua dieta:

Canela – Regula os níveis de glicose no sangue, impedindo a rápida liberação de grandes quantidades açúcar (hiperglicemia)

Maçã – Algumas fibras solúveis da fruta, como a pectina, possuem uma resposta bastante interessante ao modificar a carga glicêmica da refeição, promovendo uma absorção mais gradativa da glicose.

Brócolis – Possui um composto (glucorofanina) que o corpo transforma em sulforafano, e esse antioxidante reduz a produção de glicose pelo fígado.

Carboidratos integrais – Esse tipo de alimento preserva a parte interna do grão, que contém as fibras e proteínas e auxiliam no controle glicêmico. Só não se engane com o slogan “integral” dos industrializados. Para ser considerado da categoria, o produto precisa ter cerca de 50% de grão integral, ou seja, boa parte pode ser composta de carboidratos de alto índice glicêmico (refinados), cujo resultado eleva facilmente a glicemia.

Aveia – Possui betaglucana, que forma uma espécie de gel grosso no organismo e retarda o esvaziamento do estômago, assim como a absorção de glicose pelo sangue, auxiliando no controle glicêmico, impedindo a rápida elevação da taxa de açúcar no sangue.

Oleaginosas – Alimentos como nozes, castanha-do-Brasil, castanhas de caju, macadâmia, amêndoas, entre outros, possuem magnésio, além de gorduras boas e ácidos graxos mono e poli-insaturados, que são interessantes para quem tem diabetes por ajudarem a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além de incluir esses alimentos em suas refeições, outra dica importante é evitar alimentos gordurosos e ultraprocessados, pois quem convive com diabetes tem maior risco de obter doenças cardiovasculares.

Lembre-se de prezar sempre pelo equilíbrio!

Fonte: Viva Bem