Uso excessivo de celular pode causar tendinite

Category: Notícias Post Date: 31 de janeiro de 2019

Uso excessivo de celular pode causar tendinite

A tendinite é uma inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Por muito tempo, as lesões causadas por esforço repetitivo eram relacionadas majoritariamente à profissão. Atualmente, o número de pessoas que desenvolvem o problema devido ao uso excessivo de smartphones vem aumentando.

Estudos mostram que teclar é uma atividade perigosa para saúde musculoesquelética devido às posturas incorretas que a pessoa adota, além dos movimentos repetitivos, principalmente feitos com o dedo polegar.

Em 2014, foi publicado no The Lancet um estudo que deu um nome para a síndrome ligada ao uso excessivo do celular: WhatsAppinite. “A repetição dos movimentos sobrecarrega o tendão que flexiona e que estende o polegar, causando uma inflamação que leva à dor e ao inchaço. Assim se instala a tendinite.

Algumas dicas importantes para evitar a tendinite são:

  • Realizar alongamentos das mãos, punhos, pescoço, ombros, braços e antebraços a cada 20 ou 30 minutos de uso de smartphone ou computador.
  • Utilizar as duas mãos para teclar no celular
  • Evitar deixar o pescoço muito baixo para não sobrecarregar os ombros ao segurar o aparelho.

A fisioterapia também ajuda a fortalecer músculos e articulações, melhora a flexibilidade e reduz a dor. Entretanto, se a pessoa voltar aos velhos hábitos, a inflamação irá persistir. Por isso, é imprescindível pensar em formas de diminuir esse hábito que pode prejudicar a saúde.

Fonte: Revista News