Glaucoma: conheça os sintomas


Glaucoma: conheça os sintomas

Apenas no Brasil, 1 milhão de pessoas convivem com o glaucoma. Ele consiste em uma doença ocular que é causada pela elevação da pressão intraocular, provocando lesões no nervo ótico e comprometendo a visão. O glaucoma é, atualmente, a maior causa de cegueira irreversível no mundo, portanto, é muito importante tratar corretamente para não correr riscos.

Esse problema pode ser silencioso e os sintomas podem se manifestar apenas no estágio avançado. Mas, existem alguns sintomas que podem indicar um possível glaucoma, como:

– Enxaqueca

-Campo visual estreito

-Visão distorcida ou embaçada

-Dor nos olhos

Mesmo em seu estágio inicial, o glaucoma pode atrapalhar em atividades cotidianas. Segundo um estudo feito pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) e pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, os portadores da doença têm dificuldade para distinguir objetos muito próximos.

A evolução do glaucoma é lenta, mas, é imprescindível consultar-se em um oftalmologista regularmente para diagnosticá-lo na fase inicial e tratá-lo corretamente para evitar o comprometimento da visão.

 

Fonte: Saúde Abril