Aspecto das unhas podem indicar como está a saúde


Aspecto das unhas podem indicar como está a saúde

Você sabia que sua unha pode dizer muito sobre sua saúde? Devido às alterações, elas podem indicar problemas de saúde. Confira algumas alterações e o que elas podem significar:

Com a presença de diabetes, as unhas ficam amareladas e mais propensas a micoses.

Já no caso de anemia, as unhas ficam quebradiças e com deformidades (o formato de colher é um deles). Na anemia ferropriva, a falta de algumas vitaminas também altera a tonalidade das unhas, deixando-as com manchas esbranquiçadas, prejudicando seu fortalecimento.

Quando as unhas ficam marrom ou até mesmo pretas, pode ser resultado de traumas, excesso de melanina, entre outros. Porém, esse aspecto deve ser avaliado por um médico dermatologista o mais rápido possível, pois pode ser um sinal de melanoma, o câncer de pele mais agressivo que pode acometer também as unhas.

Problemas cardíacos ou pulmonares podem deixar a unha com cor azulada. Os problemas cardíacos também podem provocar linhas marrons ou vermelhas embaixo da unha, o que pode ser sinal de inflamação nos vasos sanguíneos ou até infecção das válvulas do coração. Já os problemas pulmonares também podem deixar as unhas amareladas.

É sempre importante estar atento às unhas, pois elas estão diretamente e indiretamente conectadas aos órgãos do nosso corpo. Não se esqueça de se consultar com um dermatologista ou clínico quando uma alteração suspeita aparecer.